domingo, 3 de agosto de 2014

Oficina de basquete movimenta o CSU Major Cosme de farias

Foto: Glaucia Luz


A educação pelo esporte é um pressuposto do Projeto Esporte, Lazer e Cidadania (PELC). Por isso, além das aulas regulares, alunos e convidados do Projeto podem participar, semanalmente, de atividades de integração, dinâmicas e oficinas que, tendo o esporte como mote, abordam questões sociais e a formação numa perspectiva integral.

Na última sexta-feira (25), o Projeto Esporte, Lazer e Cidadania realizou aulões nos Centros Sociais Urbanos (CSUs) de Salvador e Lauro de Freitas. Em Castelo Branco, o espaço contemplou ginástica e dança. “A atividade é uma mistura de ginástica com dança proporcionando bem estar, perda de calorias e prevenção de problemas nas articulações. Além disso, como são reunidos grupos de modalidades diferentes, isso gera integração”, afirma Ivanilson Alencar, coordenador esportivo do Projeto.

Ainda na sexta-feira, houve Oficina de Basquete no CSU Major Cosme de Farias. A iniciativa contou com mostra de vídeo, exposição dialogada e trabalhos em grupos. “Realizamos uma oficina sobre Basquete: Fundamentos, Regras para o Jogo e Regras para a Vida. Os alunos puderam conhecer e praticar alguns fundamentos, refletir e esclarecer dúvidas sobre as regras do basquete. E por se tratar de um esporte em equipe, isso favorece a convivência entre colegas e professores”, declara Glaucia Luz, coordenadora de articulação Institucional do PELC.

As ações educativas e os aulões do Projeto Esporte, Lazer e Cidadania acontecem nos 11 CSUs em que o Projeto é desenvolvido e no CIAC (Ondina). As atividades propõem mobilizar, principalmente, crianças e adolescentes não somente para a participação nas ações do Projeto, mas para a formação social e emocional a partir de perspectiva autônoma, participativa, colaborativa e socialmente responsável.