quarta-feira, 20 de março de 2013

CSU Liberdade inicia a maratona de Festivais de Integração




No dia 15 de março, foi dada a largada na maratona de Festivais de Integração do Projeto Esporte Lazer e Cidadania (PELC). Até o dia 13 de abril acontecerá nos Centros Sociais Urbanos dos bairros de Mussurunga, Luis Anselmo, Narandiba, Pernambués, Castelo Branco, Liberdade, Federação e Valéria, uma extensa programação com atividades esportivas, brincadeiras, oficinas educativas, apresentações de dança, karatê, boxe, judô e muito mais.
Segundo Ivanilson Alencar, Coordenador de Esportes do PELC, o intuito desses eventos é promover a integração entre os alunos do projeto, as pessoas que frequentam os Centros Sociais Urbanos e a comunidade do entorno.  Além disso, através das oficinas, será possível contribuir com o conhecimento sobre saúde e bem estar, orientar sobre o direito ao esporte gratuito, disseminar as atividades que o projeto oferece e que podem contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O lançamento, que aconteceu no Centro Social Urbano da Liberdade, contou com a presença de Kátia Rocha, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (SEDES), de Márcia Campos, representante do Instituto Aliança e Coordenadora Geral do PELC, Rose Rian, Coordenadora do CSU, pessoas que moram próximas ou frequentam o centro, da equipe e dos alunos do PELC.
Após um grande café da manhã solidário, com quitutes trazidos pelos alunos e alunas do projeto, iniciaram as falas institucionais. Rose Rian abriu seu discurso destacando a importância de cada pessoa que atua e frequenta o CSU. Ela ainda agradeceu de forma fervorosa a todos os profissionais do projeto pela dedicação nas atividades.
Kátia Rocha lembrou o quanto somos influenciados pela mídia, pelas relações trabalhistas e por outras variáveis a exercermos a competitividade de forma exacerbada. Destacou ainda, o quanto Festivais de Integração podem ajudar a contrapor essa realidade a partir dos jogos cooperativos e das oficinas educativas.
Finalizando as falas institucionais, Márcia Campos ressaltou que o objetivo principal dos Festivais de Integração é promover e celebrar um encontro rico em diversidade social, cultural, etária e de gênero. E que estar integrado, unido às outras pessoas, é uma grande oportunidade de nos modificarmos de forma positiva ampliando valores de convivência.
Depois das falas foi a vez das apresentações culturais. Um grupo formado por idosas e por pessoas atendidas no CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial deu um show de suingue e determinação. A instrutora da turma, Andréia Oliveira Araújo demonstrava bastante alegria em vê seus (as) alunos (as) muito mais desenvolvidos, inibidos e fazendo uma belíssima apresentação.
As atividades continuaram com a Oficina: Elevando a autoestima, o “baba” misto (futebol meninos VS meninas), mais apresentações de dança e para fechar com ouro, todos os participantes receberam medalhas douradas pela participação no 1° Festival de Integração do PELC.
Os Festivais continuam até 13 de abril. Abaixo uma tabela com os locais, as datas e os horários.
15 de março (sexta)
8h às 13h
CSU Liberdade
16 de março (sábado)
8h às 13h
CSU Narandiba
23 de março (sábado)
8h às 13h
CSU Pernambués
CSU Valéria
CSU Major Cosme de Farias
06 de abril (sábado)
8h às 13h
CSU Castelo Branco
CSU Vasco da Gama
13 de Abril (sábado)
8h às 13h
CSU Mussurunga

CONFIRA AS FOTOS NO NOSSO FACEBOOK!